A Sun Tower, da OPEN Architecture, projetada como um marco para a cidade costeira chinesa de Yantai, atingiu sua altura máxima — 50 metros — no mês passado, no dia do solstício de verão. A inauguração está prevista para 2024. Projetada para ser um espaço cultural, o edifício se propõe a redefinir o entendimento comum de "projetar com a natureza".
O projeto é centrado na relação entre o homem e a natureza, incentivando uma espécie de consciência que "deve ser trazida para a frente e para o centro e ser reentendida". Ao restabelecer uma conexão tangível entre as pessoas e os fenômenos naturais que, de outra forma, parecem circular indefinidamente sem começo ou fim, a OPEN espera que o design consciente na arquitetura possa ajudar a despertar um respeito muito necessário pela natureza e a ideia de que somos um todo inseparável.
Trata-se de um edifício “esculpido” à luz do sol, virado para o majestoso mar com uma estrutura recortada, uma homenagem ao tempo e à natureza. - OPEN Architecture
As conchas internas e externas de concreto branco são unidas por lajes horizontais e rampas, que sustentam a frágil e complicada estrutura. A trajetória anual do sol determina o raciocínio geométrico exato por trás desse edifício aparentemente sem forma. Além disso, os diferentes tubos de luz que estão ligados às perfurações redondas no exterior da casca de concreto permitem a entrada de luz natural durante o dia no espaço interior. As janelas circulares lançam uma luz agradável do interior à noite. “A estrutura fica à beira-mar sob o vasto céu - um farol para o tempo”
O edifício também oferece uma variedade de programas culturais acessíveis ao público e abertos à cidade, como exposições, bibliotecas, áreas de meditação e teatros ao ar livre. A Sun Tower trará a tão necessária vitalidade cultural e locais de interação social para uma área industrial em rápida expansão. Essa fusão entre economias industriais e narrativas culturais é crucial para criar comunidades mais fortes e resilientes.
Por fim, não depender do ar condicionado durante o verão permite que as pessoas sintam sutilmente a mudança das estações e o fluxo natural de energia. Também permite que eles se entreguem a um profundo encontro espacial, abrangendo espaços externos, semi-externos e internos. Em alguma medida, isso nos sensibiliza em meio ao excessivo conforto térmico da vida contemporânea.
Em 2022, o escritório de arquitetura OPEN anunciou o projeto para a Shanfeng Academy, um novo centro de campus na cidade de Suzhou. Este centro educacional abrigará a escola internacional K-12, tornando-se também um centro cultural e um marco para a comunidade vizinha. Este ano, o escritório venceu o concurso para projetar o Yichang Grand Theatre na China. O centro de artes cênicas está situado no rio Yangtze, projetado para estar sempre aberto ao público. Por fim, o projeto do Chapel of Sound, inaugurado em 2020: um anfiteatro semi-aberto com um palco ao ar livre com vista para as montanhas da Grande Muralha de Jinshanling.